Casa Nova!

Uma nova cozinha para as mesmas panelas...
Sejam bem-vindos e voltem mais vezes...

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cursos Gratuitos

Curso de Panificação Artesanal do Estado de São Paulo


Gatinha na foto, mesmo sem maquiagem e com uma touca horrorosa... rs
Trata-se de um projeto do governo do Estado, idealizado pela primeira dama Lu Alckimin que ensina cidadãos comuns e/ou de baixa renda, cursos com a finalidade de geração de renda.

Não vou me estender muito em explicações pra não falar besteira, mas resumindo, são vários tipos de cursos: Pães Artesanais; Moda (Corte&Costura e Modelagem; Bordado em Pedraria; Esteticista); Consntrução Civil (Pedreiro e afins) e Caixas Artesanais (Embalagens)

O curso que eu fiz (texto copiado da página deles):



Padaria Artesanal - qualifica profissionais e capacita agentes multiplicadores na produção de 10 (dez) tipos de pães, feitos com vegetais e frutas.

São eles:

- Rosca de coco

- Pão de maçã

- Pão integral

- Pão de forma

- Pão de beterraba

- Pão de batata com queijo cremoso

- Pão de ervas

- Pão caseiro recheado com presunto e queijo

- Pão de mandioca com azeitona

- Pão de cenoura com goiabada

Os cursos têm duração de 01 (um) dia e são realizados de 3ª a 5ª feira, com carga horária de 08 horas.

Unidades: Palácio dos Bandeirantes e Carreta no Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

São destinados às pessoas com mais de 18 anos, não sendo exigida escolaridade mínima. São feitos em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – CODEAGRO, que disponibiliza o corpo técnico e metodologia.

Benefícios: material didático; uniforme; alimentação; Kit Padaria Artesanal (as entidades e Fundos Municipais que tenham encaminhado, no mínimo, duas pessoas para serem capacitadas e tenham local adequado e parecer favorável das técnicas).

Requisitos: carteira de identidade; CPF; comprovante de residência.
 


Kit Padaria Artesanal:

- 01 forno em aço inox a gás

- 01 mesa em aço inox

- 08 assadeiras

- 01 liquidificador industrial


Quer ler mais? acesse AQUI

Para quem faz o curso os benefícios são vale-transporte para ir e vir percurso casa-curso, lanche/almoço, uma bolsa auxílio para compra de materiais num valor de aproximadamente 210 reais mensais (enquanto durar o curso) e pra receber a pessoa não pode ter recebimento conjunto de nenhum outro benefício social (tipo o seguro desemprego...) Fora a estrutura e materiais que você usa pra fazer o curso... só coisa boa.
E pra quem acha que as fotos das propagandas do site do governo são apenas cenográficas, colocarei aqui todas as fotos que eu mesma tirei, a começar do meu almoço:

Sim, isto é real, você é quem escolhia o que queria comer, com direito à sobremesa, e tava uma delícia!
Tem várias unidades, cada endereço uma gama de cursos dentro das opções que eu já citei acima, e além da opção de fazer só pelo aprendizado, tem a opção de geração de renda, a possibilidade de montar um negócio com subsídio inicial pelo governo do Estado (através do Banco do Povo), ou formar multiplicadores.

O que vem a ser os multiplicadores?
Você vai lá com mais uma pessoa, os dois aprendem o curso, e podem montar uma unidade no seu bairro, em alguma instituição que já existe, como a Escola do seu filho, a igreja que você frequenta, ou a ONG que você participa. Com o caráter gratuíto, para o atendimento da população.

O Fundo de Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, tem sua sede no endereço Rua Ministro Godói, 180, Parque Água Branca e os telefones de contato são: (11) 2588-5700 ou (11) 2588-5999.

Pra você fazer o curso, precisa agendar por telefone ou comparecer em alguma unidade deles com o RG, CPF e comprovante de residência.

No final do curso você ganha até um diploma, com o seu nome e tudo o mais! :)
Fora as apostilas que você recebe durante o curso.

Mais fotos do dia:







Depois de tanta informação, vou publicar no blog uma série de postagens sobre as receitas que eu aprendi lá, com as fotos dos pães feitos no curso.

Espero que vocês apreciem e aproveitem!



0 comentários:

Postar um comentário

Traduções!